terça-feira, 15 de março de 2011

Óbice

Lei da oferta e da procura. Se a oferta é maior do que a demanda, conseqüentemente, o preço cai. Hoje vivemos isso na informação. Temos muito mais informação disponível do que o nosso cérebro pode agüentar, tem mais vídeos sendo subidos no YouTube do que meus olhos podem ver. O pior de tudo é que nós, geração conectada, nós, geração da informação, temos que saber de tudo em tempo real.
Na sexta-feira eu acordei, peguei o carro da minha irmã que não tem radio. Cheguei no trabalho. Vi dois emails. Entrei em uma reunião e quando sai, fui almoçar. No almoço, eu vi as imagens do tsunami no Japão. Impressionei-me como era de se esperar e o que eu escuto? “Nossa, como você não sabia disso ainda, que mundo você vive?” Poxa! Tinha acontecido a tragédia há poucas horas, eu precisava mesmo saber em tempo real? Só porque eu demorei um pouco para saber das coisas eu já era obsoleta. Como pode?
Outro exemplo, recentemente tivemos uma campanha polemica de uma marca de cerveja (não vou falar o nome porque ninguém pagou o product placement) que contratou uma cantora já desaparecida da mídia para ser a garota propaganda da campanha. Grande coisa, né? Todas as propagandas fazem isso mesmo. Mas a polemica é que a cerveja em questão se chama Devassa (falo quantas marcas eu quiser mesmo sem ninguém me pagando) e a cantora é a santa Sandy (eu acredito na pureza da Sandy). E o que pegou mesmo foi que o Brasil inteiro, ao contrario de mim, sempre acreditou que no fundo a Sandy sempre foi uma Devassa, e como o pior tipo de mulher, se fingia de santa. Mas não estou aqui para falar de campanhas publicitárias, o buraco é mais embaixo. O buraco de fato é que quando lançou a campanha na TV repercutiu imediatamente no meu mundinho, a web. Fiquei sabendo que a Sandy era Devassa antes de ver o filme, e o pior, tive que ter uma opinião formada a respeito antes de ter tempo de ver o vídeo. Como alguém pode opinar por algo que não conhece a fundo? Eu opinei, e como eu muitos opinaram sem ver. E o que isso gerou? Só mais informação sobre o assunto para chegar em outras pessoas. Do que isso adianta? Nada. Mas porque eu opinei? Porque eu precisava saber e precisava me posicionar, é uma polemica caramba! É igual o tsunami, eu preciso saber em tempo real o que acontece. Mas por quê? Porque do contrario, assim como a informação depois de um dia, nós nos tornamos obsoletos.
Para completar hoje escuto alguém dizer que o valor da informação está despencando. De fato, se você quiser vender informação. Mas para nós a informação é muito valiosa, afinal de contas o que seria de uma conversa de bar sem a discussão da mudança dos signos? Isso sem falar do gordinho...